OPORTUNIDADE AOS MICROEMPREENDEDORES DA REGIÃO

Com total empenho e apoio dos prefeitos Roberto Cesar e Dolfim, Eduardo Amaral Meireles, analista do SEBRAE-TO esteve nas cidades de Lavandeira e Combinado, onde se reuniu com pequenos empreendedores e com aqueles que pretendem abrir o próprio negócio em um futuro próximo. Ele abordou sobre vários temas e ao final dos eventos, falou com o jornalismo do CANAL TOCANTINS.

CANAL TOCANTINS: Fale sobre os eventos que você comandou nas cidades de Lavandeira e Combinado

EDUARDO MEIRELES: Sou analista do SEBRAE a seis anos e hoje trabalho na regional sudeste, que a sede é em Dianópolis,

Este evento vem consolidar os 10 anos da lei complementar do microempreendedor, que é o MEI.

O evento de empreendedorismo e inovação tem como ideia, passar para a população em geral e para estes microempreendedores, que existem maneiras, comportamentos e atitudes que eles podem estar desenvolvendo e adquirindo alguns conhecimentos para tornar mais dinâmico e mais atrativo seu empreendimento.

Não é só porque está numa cidade chamada cidade rural, que são as cidades com abaixo  de 50 mil habitantes, mas existe um potencial muito grande nestas pequenas cidades, principalmente com comidas típicas com alguns produtos elaborados artesanalmente, sem uso de agrotóxicos, sem uso de conservantes que tem um alto poder de aceitação no mercado. Então, através destes conhecimentos eles podem estar melhorando e até divulgando mais estes produtos e até aumentando a renda. Aumentando a renda local, fortalece a economia, quanto mais eles consumirem produtos locais, melhor vai ser o fortalecimento da economia. Muitas pessoas hoje, por não estarem licenciadas dentro de seus empreendimentos,  acabam perdendo pra concorrência, um exemplo, a farinha que vem do Pará, um queijo que vem de Goiás e que tudo tem produção local, mas eles não procuram a vigilância sanitária, não procuram  saber o que é necessário para estarem colocando estes produtos dentro do mercado local e acabam  por estarem sustentando empreendimentos de outras localidades, quer dizer, comprando destes produtos e enviando os recursos para outros locais, sendo que a gente tem potencial para estar produzindo aqui na região.

CANAL TOCANTINS – A gente sabe que o SEBRAE é parceiro da comunidade, então, aquelas pessoas que tem dúvidas, que querem abrir seu próprio negócio e que querem fazer algum tipo de questionamento, o que devem fazer?

EDUARDO AMARAL – Olha, eu digo que um parceiro forte do SEBRAE e que é um elo junto com a prefeitura é a sala do empreendedor. As pessoas podem procurar a sala do empreendedor ou ligar no 0800 570  0800  deixar o nome, telefone, cidade e o que está procurando, que a gente vai procurar ajudar neste empreendimento, ou ligar para o 63 3692-2126 que é a sede da regional lá de Dianópolis e a gente pode estar atendendo ou verificando ou vindo em loco aqui para dar esta assistência a este empreendedor.